/ Informações gerais
O Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores destina-se a candidatos com situações habilitacionais específicas.
São abrangidos pelo concurso especial para titulares de OUTROS CURSOS SUPERIORES
- Os titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.
- Os titulares dos extintos cursos do Magistério Primário, de Educadores de Infância e de Enfermagem Geral, que comprovem, simultaneamente, a titularidade de um curso do ensino secundário, complementar do ensino secundário ou do 10.º/11.º anos de escolaridade.
Os titulares de habilitações estrangeiras apenas poderão apresentar candidatura ao presente Concurso, desde que, nos termos das disposições legais em vigor, sejam titulares de equivalência de grau, reconhecimento de habilitações ou reconhecimento de grau académico superior.
Não podem apresentar candidatura através deste Concurso os candidatos que estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março. Os candidatos nesta situação apenas podem candidatar-se ao ingresso na Faculdade de Belas-Artes através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais.
/ Informações para candidatura a ingresso no ano letivo 2024/2025
Abaixo poderá consultar as informações específicas para o processo de candidatura a ingresso no ano letivo 2024/2025, nomeadamente as vagas disponíveis para cada Licenciatura, o calendário do concurso, a forma de apresentação da candidatura, critérios de seriação, etc. Em caso de dúvidas, não hesite em contactar os Serviços Académicos.
Vagas disponíveis / ingresso em 2024-2025
Arte Multimédia / 0 vagas
Ciências da Arte e do Património / 1 vaga
Desenho / 0 vagas
Design de Comunicação / 0 vagas
Design de Equipamento / 1 vaga
Escultura / 1 vaga
Pintura / 1 vaga
calendarização / ingresso em 2024-2025
Prazo de candidatura / 22 de julho a 2 de agosto
Divulgação dos editais com os resultados das candidaturas / 6 de setembro
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados / 9 a 13 de setembro
Outras datas relevantes
Realização da prova específica / 5 de setembro, 11 horas / sala 3.67 (Piso 1)
A prova de acesso terá a duração máxima de 120 minutos.
Os candidatos devem fazer-se acompanhar dos seguintes elementos para a realização da prova:
- Lápis e ou/lapiseira de grafite, de diversas durezas;
- Borracha;
- Papel A2.
De igual modo, os candidatos deverão ser portadores de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, ou outro documento de identificação válido, com fotografia, sob pena de não poderem realizar a prova.
Critérios de seriação e avaliação
- Realização de uma prova de índole prática específica à candidatura. A avaliação da prova baseia-se em critérios que atendam à demonstração de conhecimentos e competências específicos no domínio da representação gráfica.
- Os parâmetros de avaliação incidem sobre a capacidade de enquadramento, escala, estruturação, proporcionalidade, marcação de valores de claro-escuro e caracterização morfológica, a partir da observação de um modelo tridimensional. Cada parâmetro representa 20% da classificação total (numa escala de 0 a 20 valores), constituindo o enquadramento e a escala um só parâmetro.
- A colocação dos candidatos a cada curso nas vagas fixadas é feita pela ordem decrescente da lista ordenada resultante da nota atribuída à prova específica.
- O resultado final do presente Concurso Especial de Acesso, exprime-se através de uma das seguintes situações: Colocado; Não colocado; Excluído.
- Os resultados da avaliação da prova de acesso são publicados em edital e divulgados no site da Faculdade de Belas-Artes, sendo a classificação final expressa na escala numérica de 0 a 20 valores, com aproximação até às centésimas, sendo considerado excluído quem nela obtiver classificação inferior a 9,50 valores.
Findo o processo de seriação, os candidatos serão informados por e-mail do resultado final da candidatura. A lista de seriação será igualmente publicada nesta página. Após a publicação da decisão, os candidatos colocados deverão efetuar a sua matrícula dentro dos prazos fixados.
Documentos necessários à candidatura
- Fotocópia do passaporte ou documento de identificação nacional (para os candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa);
- Certidão comprovativa da titularidade do respetivo curso (apresentar o original em caso de admissão).
A candidatura implica ainda o pagamento de uma taxa (não reembolsável) de 100 EUR.
Como posso apresentar a candidatura?
A candidatura ao Concurso Especial para Titulares de outros Cursos Superiores é efetuada exclusivamente através do sistema de candidaturas on-line da Faculdade de Belas-Artes.
Antes de efetuar a sua candidatura on-line pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá aceder ao sistema Fenix e autenticar-se com os dados da sua conta Campus@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui
- Caso não tenha frequentado qualquer curso na Faculdade de Belas-Artes e não possua conta Campus@ULisboa, deverá necessariamente realizar um pré-registo na aplicação FenixEdu aqui.
- Nota Importante: Têm ocorrido alguns problemas no envio de mensagens para a realização do pré-registo para endereços com os seguintes domínios: @netcabo.pt; @hotmail.com; @vodafone.pt. Como o motivo das falhas da entrega é alheio à ULisboa, caso o seu email seja de um desses domínios, informamos que não podemos garantir que as notificações do processo de candidatura sejam entregues atempadamente.
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador Candidaturas. Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo o regime e o curso. O estudante apenas poderá apresentar candidatura a uma única Licenciatura. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
- Deverá anexar em formato digital (em ficheiro pdf) todos os documentos necessários ao processo de candidatura.
- A candidatura on-line apenas se tornará válida após o pagamento da respetiva taxa de candidatura, sendo para o efeito disponibilizado uma referência multibanco. Caso não seja efetuado o pagamento até à data indicada, a candidatura será anulada.
- A não submissão dos documentos necessários, ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível, documento estrangeiro não legalizado, etc.) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado de tal facto através da plataforma Fenix ou por correio eletrónico. Em caso de incorreção, o candidato deverá promover as alterações indicadas até final do prazo para submissão da candidatura. Caso não sejam realizadas as correções necessárias ou apresentados os elementos solicitados, a candidatura será anulada.
- Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura, ou na instrução do processo de candidatura, são da exclusiva responsabilidade do candidato.
Em caso de admissão no curso, a mesma estará condicionada à apresentação nos Serviços Académicos do original (ou cópia autenticada) do certificado comprovativo do grau académico, durante o prazo indicado.
>>> Inicie a Candidatura On-Line aqui
outras informações
Pode consultar aqui o Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Titulares de Outros Cursos Superiores da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Creditação da formação anterior
Os alunos integram-se nos programas e organização de estudos em vigor através da creditação da sua formação anterior, nos termos do disposto nos artigo 44.º a 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março e no Regulamento de Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da Universidade de Lisboa.
Em caso de admissão no ciclo de estudos, o estudante pode solicitar a creditação da sua formação anterior, após a realização da matrícula e dentro dos prazos fixados para o efeito. O requerimento de creditação deve ser apresentado junto dos Serviços Académicos da Faculdade, devendo ser anexo os elementos requeridos para o efeito, e que podem ser consultados no seguinte link. Pela apresentação do requerimento e pela atribuição de creditação são devidas as taxas fixadas na tabela de emolumentos da Faculdade de Belas-Artes.
Para a creditação ter-se-á em consideração os créditos anteriormente obtidos e o respetivo domínio científico, bem como as competências adquiridas, os conteúdos programáticos e a carga horária da formação realizada.
Do processo de creditação resultará um valor total de ECTS creditados no curso de destino do estudante, o qual, tendo em linha de conta as regras de transição existentes na Faculdade de Belas-Artes, indicará o ano curricular em que o estudante será posteriormente integrado.
Para informações detalhadas sobre o processo de creditação de formação, consulte a seguinte página.
Documentos emitidos em países estrangeiros
Os documentos emitidos em países estrangeiros, devem ser legalizados junto dos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a documentação diz respeito.
De igual modo, e caso o país em causa tenha aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia a 5 de Outubro de 1961, poderá em alternativa autenticar os documentos através da Apostila da Convenção de Haia.
Excetuam-se desta obrigatoriedade de legalização os documentos emitidos em países membros da União Europeia.
No caso dos documentos não estarem em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, devem ser traduzidos para um destes idiomas por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa no país onde o documento foi emitido. De igual modo, poderão realizar e certificar traduções as seguintes entidades: notários; consulado em Portugal do país onde o documento foi emitido e tradutor idóneo; conservadores de qualquer Conservatória; oficiais de registo; advogados e solicitadores.