Colóquio internacional Intervir na Memória. Restauros de época moderna em monumentos funerários medievais (sécs. XV-XX)
25 > 26 SETEMBRO I GRANDE AUDITÓRIO
O Instituto de Estudos Medievais e o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, juntamente com o Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, organizam o Colóquio internacional Intervir na Memória. Restauros de época moderna em monumentos funerários medievais (sécs. XV-XX), que decorrerá nos dias 25 e 26 de Setembro de 2019, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (antigo Convento de São Francisco da Cidade), em Lisboa.
O Colóquio Internacional Intervir na Memória. Restauros de época moderna em monumentos funerários medievais (sécs. XV-XX) realiza-se na sequência do Congresso Internacional Almas de Pedra. Escultura Funerária: da Criação à Musealização, decorrido em Novembro de 2017, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, nomeadamente dando continuidade ao debate internacional e interdisciplinar ali lançado em torno do património tumular medieval.
O Colóquio reunirá, por convite, um conjunto de especialistas, nacionais e internacionais, escolhidos pela qualidade do seu trabalho e por terem desenvolvido investigação relevante na área focada pelo encontro. Concretamente, destaca-se a participação de investigadores e académicos de Portugal, Itália, Espanha, França e Inglaterra.
O Colóquio centrar-se-á nas intervenções a que certos monumentos funerários medievais foram sujeitos ao longo da época moderna e o impacto dessas mesmas acções, tanto na realidade física dos túmulos, quanto no entendimento que deles se foi construindo. Esta análise pode incluir manipulações de natureza diversa, desde os restauros às deslocações/descontextualizações.
As intervenções analisadas no Colóquio inscrever-se-ão numa cronologia alargada (séculos XV a XX) e poderão incluir formas diversas de acção operadas sobre túmulos medievais, por vezes autênticas manipulações, que vieram a interferir nos projectos funerários a estes interligados ou subjacentes, com a realidade física das obras e/ou a leitura e interpretação das mesmas.
Desta forma, estaremos não apenas a (re)descobrir processos concretos de intervenção sobre certas esculturas tumulares medievais, como também a abordar a evolução na própria teoria e prática do restauro, incluindo ainda fenómenos de redescoberta e valorização da Idade Média, na óptica do seu impacto sobre a vida (material e histórica) dos monumentos fúnebres medievos.
Pretende-se, assim, contribuir para a abertura de uma discussão que importa aprofundar no âmbito do estudo do património histórico-artístico medieval e particularmente da arte tumular, poucas vezes encarada nesta perspectiva. Este debate revela-se fundamental, não apenas para uma séria interpretação crítica, tanto histórica como estética, dos monumentos fúnebres, como para a actual preservação, valorização e, em certos casos, musealização destas peças, fonte privilegiada sobre o Passado e instrumento polivalente de construção de memória.
Para além dos painéis de conferencistas convidados, o colóquio abrirá espaço, através de um Call for Posters, a um conjunto seleccionado de investigadores que pretendam apresentar os seus trabalhos de pesquisa em relação com o tema e os objectivos do colóquio, sob a forma de posters (reunidos numa exposição aberta ao público) e de uma breve apresentação oral, no contexto de uma sessão específica.
Mais informações disponíveis em: https://intervirnamemoria.weebly.com