Workshop: SUSTENTABILIDADE DO PRODUTO – Avaliação do Ciclo de Vida e Estratégias de Ecodesign
11 E 15 JUNHO > 14H00 – 18H00 I SALA 4.25
Workshop: SUSTENTABILIDADE DO PRODUTO – Avaliação do Ciclo de Vida e Estratégias de Ecodesign
Horário
11 e 15 de Junho, 14H00/18H00
Sala 4.25 FBAUL
Inscrições:
ESTE WORKSHOP É EXCLUSIVO PARA ALUNOS DA FBAUL.
A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória. Todos os interessados deverão enviar e-mail para jmpeneda@fba.ul.pt com nome, nacionalidade, qual o ciclo (licenciatura, mestrado ou doutoramento) e qual a área.
As inscrições estão limitadas a 25 vagas e deverão ser feitas para o e-mail jmpeneda@fba.ul.pt.
Organização: João Peneda, Professor Universitário.
Apresentação: Constança Peneda, Professora Universitária, perita em Sustentabilidade Empresarial.
Formadores: David Camocho, Mestre em Eco-Design e Paulo Martins, Engenheiro, especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (AVC).
A ação centra-se no contributo da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e do Design para a Sustentabilidade (DfS) para o desenvolvimento e inovação das empresas.
No processo de design e desenvolvimento de produtos e serviços são definidos cerca de 80% dos impactes ambientais de um produto. Assim, e nesta fase que há maior potencial de atuação no sentido de prevenir impactes ambientais ao longo das várias fases do ciclo de vida do produto. Além disso, o processo de integração da sustentabilidade na fase de design tem benefícios adicionais substanciais que as organizações reconhecem, nomeadamente: redução de custos, promoção da inovação, novas oportunidades de negócio, melhoria da qualidade do produto e do serviço.
As Empresas têm a necessidade de desenvolver produtos competitivos para melhor enfrentar o mercado. O ecodesign e o design para a sustentabilidade, baseados numa abordagem do ciclo de vida, para além dos benefícios ambientais, sociais e económicos, potenciam boas oportunidades para a inovação e a diferenciação. A avaliação do ciclo de vida disponibiliza um conhecimento abrangente dos potenciais impactes ao longo de todo o ciclo de vida do produto, desde a extração de matérias-primas, processamento e fabricação, distribuição, uso e fim de vida permitindo definir as áreas de atuação com melhor potencial de melhoria para a competitividade da empresa.