do ponto ao pixel – conferência e oficina
29 MAIO 2026 | 14H | SALA 4.06
A conferência e a oficina intituladas “Do ponto ao pixel” exploram o potencial da integração das tecnologias digitais na educação das artes visuais, através de uma abordagem híbrida, articulada com os materiais analógicos geralmente utilizados no ensino artístico. Parte-se do princípio de que a tecnologia, quando mobilizada de forma crítica, pode enriquecer as aprendizagens, expandir as potencialidades criativas e promover uma educação artística mais significativa. Esta proposta, especialmente concebida para a UC Arte, Educação e Novas Tecnologias, do Mestrado em Educação Artística, decorre de um estudo, realizado precisamente no âmbito deste mestrado (recentemente concluído, a 14 de maio de 2026), assente numa metodologia de investigação-ação, implementado na educação formal, em contexto de sala de aula, com uma turma do 4.º ano de escolaridade.
A prática pedagógica consistiu na realização de quatro exercícios distintos que combinam o recurso a tecnologias e técnicas manuais com ferramentas digitais, promovendo uma aprendizagem ativa e exploratória, sem descurar o pensamento crítico. A análise dos dados (recolhidos entre fevereiro e junho de 2023) revela, não apenas o interesse manifestado pelos alunos, mas também a sua capacidade de articular diferentes linguagens visuais, potenciando o desenvolvimento de competências técnicas, expressivas e reflexivas durante o processo de criação.Os resultados evidenciam o valor das experiências proporcionadas e o potencial transformador de uma abordagem tecnológica híbrida no ensino das artes visuais, que promove o perfil de um aluno do século XXI.
