• pt
  • en
  • staff |
  • Students |

newsletter

faculty of fine arts of the university of lisbon
  • school
  • degrees
  • applications
  • exchanges
  • research
  • library
  • events
  • gallery
  • online shop
  • contacts
HomeDebate em torno do livro Vida a Crédito – Arte Contemporânea e Capitalismo Financeiro (Tomás Maia)

Debate em torno do livro Vida a Crédito – Arte Contemporânea e Capitalismo Financeiro (Tomás Maia)

E_22_TOMASMAIA

25 NOVEMBRO 2022 > 10h00-13h00 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES

Com a presença de Tomás Maia, Fernando António Baptista Pereira e Fernando Rosa Dias

 

Sessão Aberta no âmbito da unidade curricular de Teorias da Arte do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, presencial e aberta ao público.

Nesta sessão de doutoramento, além de uma apresentação geral do livro, procuraremos sondar as repercussões de um tal estado de coisas no ensino e na investigação artística. Propõe-se um debate aberto a todos os participantes. 

O livro Vida a Crédito (Documenta, 2022) parte desta premissa: 

Na era do capital fictício é a própria ficção que é capital e que é o capital. 

Eis por que razão a arte — pela primeira vez na sua história — está a ser destruída no seu ser: o conceito operante do capitalismo financeiro é o mesmo pelo qual a arte se deixou pensar ao longo do seu percurso milenar: em grego, mimesis, em latim, fictio. 

«Arte contemporânea» e «capitalismo financeiro»: se a primeira das duas designações tomará apenas o significado de índice histórico (pois interrogá-la em si mesma motivaria um outro livro), já a segunda será objecto de um prolongado exame (religioso e metafísico). Com efeito, trata-se sobretudo de tornar inteligível o modo como, na era «contemporânea» da história da arte (sobretudo a partir dos anos setenta do século passado), a criação artística começou a comprometer-se com a financeirização da economia (e o predomínio da finança coincide, precisamente, com o advento da dita era). Entre arte e capitalismo, à partida, tudo parece ser motivo de distinção e mesmo de antagonismo: se a primeira se define pela prática de um dom, o segundo rege-se pela apropriação da mais- -valia. E se de um lado advém a partilha de uma dádiva, do outro é-nos imposta uma dívida. Ora, é todavia a uma convergência entre capital financeiro e parte significativa da «arte contemporânea» aquilo a que assistimos hoje — a um tal ponto que, pela primeira vez na história, é o próprio ser da arte que é atingido. Daí a necessidade, a urgência deste livro.
[…]
Uma palavra, ainda, sobre o título: Vida a Crédito.
Este apareceu enquanto escrevia o segundo capítulo e, sobretudo, o seu décimo segundo parágrafo. De súbito, apercebi-me de que invertia um título de Céline: Mort à crédit, fazendo ressoar a extrema miséria que grassava no seio frenético de uma certa ideologia do progresso (no caso do romance céliniano, no âmago de uma época que se auto-intitulara Belle — mas que iria desvanecer-se com a deflagração da Primeira Guerra Mundial). Se Céline sugere que a própria morte passara a ser, também ela, objecto de crédito, o presente título procura assinalar que é a vida, na sua totalidade e, mais exactamente, o tempo humano que se encontra expropriado pelo capital financeiro.

[Tomás Maia]

Tags:
Nov 10 2022 · Arte, Conferências

Leave a Comment - cancel reply

You must be logged in to post a comment.

    • concurso mutante awards design at wine

    • EMERGENT MATTERS: a proposal for a collection of Art of the Higher Education Artistic Research in Portugal

    • 7th edition of International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH7 – 2023)

    • festival punto y raya festival in faculdade de belas-artes

    • let’s talk about …

    • Prémio Delfim Maya

    • noite europeia dos investigadores

    • disseny obert // design aberto

    • (pt) 3 edições FBAUL na 5ª Bienal Internacional do Livro Oggetto Libro

    • OFERTA CARAND´ACHE

canal de denúncia acessibilidade privacidade cookies ficha técnica reporting channel accessibility privacy cookies datasheet
ulisboa logo
HomeDebate em torno do livro Vida a Crédito – Arte Contemporânea e Capitalismo Financeiro (Tomás Maia)
↑
  • school
  • degrees
  • applications
  • exchanges
  • research
  • library
  • events
  • gallery
  • online shop
  • contacts