AGORA, IRREPETÍVEL: O jovem designer e a sua prática — segundo núcleo expositivo
30 OUTUBRO > 13 NOVEMBRO I TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA – CAMPO DE SANTA CLARA
AGORA, IRREPETÍVEL: O jovem designer e a sua prática
“O jovem designer e a sua prática” — segundo núcleo expositivo da exposição Agora, irrepetível. — apresenta as múltiplas dimensões da actividade projectual em design, a partir dos resultados das disciplinas Audiovisuais e Multimédia (The Dreams, Livraria de Babel), Design de Comunicação (Ficha de leitura, Biblioteca), Design Editorial (Com um livro faço um livro, Publicação Própria, Quanto aos livros), Webdesign (Creative Web: Start Yourself Up, Movie Time).
Apesar de dispersos por uma grande variedade de disciplinas e enunciados, os projectos expostos são alinhados com uma ideia de juventude em marcha, contextualizando a prática do design com o tempo particular desta geração. Se na primeira exposição (galeria de belas-artes) havia um enfoque particular numa reflexão política, social e geracional, nesta mostra evidencia-se a forma como, de facto, os jovens — estes jovens — pensam, trabalham e projectam nas mais variadas tipologias.
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Campo de Santa Clara, 142-145
1100-474 Lisboa
30 de Outubro—13 de Novembro
Dias úteis das 10:00h às 18:00h
12 de Novembro
Auditório Lagoa Henriques (Belas-Artes ULisboa) > 19:00h
O mundo de Cândido. Viagem optimista e trágica em torno da juventude
A partir das ideias expostas e discutidas ao longo de todo o projecto Agora, irrepetível., evidenciadas sobretudo na exposição e publicação com este nome, convidámos Rui Tavares a orientar uma conversa sobre a juventude. O optimismo trágico e viajante de Cândido (Voltaire, 1759), serve como metáfora para a procura dos momentos coming of age de várias gerações. De Robinson Crusoe (Defoe, 1719) ao papel das jovens mulheres na Primeira Grande Guerra, das revoluções sociais dos anos 60 do século XX aos nossos dias, a viagem é imprevisível, como é também a juventude.
A entrada é livre e limitada à lotação da sala.
27 de Outubro
Escadinhas capela (Belas-Artes) > 18h
Lição Grand Tour: juventude, viagem e aprendizagem | Conversa com ex-alunos
O 5º ciclo de Conversas com ex-alunos de Belas-Artes promove a troca de experiências e vivências, na expectativa de que esses diálogos consolidem aspectos fundamentais da praxis do design de comunicação.
Através das experiências de uma geração denominada de “Geração Erasmus” e dos vários programas de mobilidade, pretende-se compreender de que forma a viagem estimula percursos e gerou repercussões no âmbito pessoal e profissional. À conversa estarão Álbio Nascimento, Carolina Cantante e Catarina Carreiras (estúdio ah-ha), Márcio Barcelos, Beatriz Granado, Denis Fedorca e Rita Gaspar (Oh Misti, fica!).
26 de Outubro
Escadinhas capela (Belas-Artes) > 19h
Agora, irrepetível. A juventude, o design e a sua prática. | Apresentação da publicação
Agora, irrepetível. A juventude, o design e a sua prática é a publicação que reúne a produção dos alunos finalistas 2014-15 de Design de Comunicação de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, bem como um conjunto de ensaios temáticos assinados por oito docentes em torno do tema a juventude.
As discussões geradas ao longo da licenciatura alimentaram uma consciência crítica perante as preocupações, aspirações, condições, direitos e deveres, comportamentos e sentimentos de uma geração face à ordem das coisas e do seu tempo. A consequente tomada de posição dos alunos face ao seu tempo e condição geracional permitiu a formulação das questões mais pertinentes e a exploração de possíveis respostas em torno de temas como a educação, a sustentabilidade, a tecnologia, os afectos e a sexualidade, o emprego, a emigração, o activismo ou envolvimento social, a política.
A apresentação contará com a presença dos alunos e docentes envolvidos na edição, design e conteúdos desta publicação.
20 de Outubro
Auditório Lagoa Henriques (FBAUL) > 18h30
A juventude por ela própria | Apresentação do documentário
Em 2015, o projecto dos alunos finalistas de Design de Comunicação da FBAUL desenvolveu-se à volta do tema “A Juventude em Marcha”. 14 grupos de trabalho deram respostas muito diferentes ao mote inicial, através de projectos que aprofundaram questões relacionadas com o ensino, o contexto político e social actual e a geração desta juventude. Em dia de avaliação, pedimos a um membro de cada grupo para nos falar sobre a experiência de trabalhar este tema. Os seus testemunhos foram reunidos neste documentário.
Vídeo digital | 31 min.
Realização: Agora, irrepetível.
Banda Sonora: João Rodrigues e Mariana Freitas
AGORA, IRREPETÍVEL. A juventude, o design e a sua prática – PRIMEIRO NÚCLEO EXPOSITIVO
15 a 29 Outubro – Galeria FBAUL
Agora, irrepetível. A juventude, o design e a sua prática é o título que reúne um conjunto de manifestações — exposições, publicação, website, documentário, conversas — em torno da produção dos alunos finalistas 2014-15 de Design de Comunicação de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
O projecto nasce de uma exploração à volta do tema “Juventude em Marcha” e pretende reflectir sobre o que caracteriza este conjunto de alunos que agora termina a licenciatura. A partir do subtítulo — “A juventude, o design e a sua prática” — dirige-se o olhar segundo dois eixos conceptuais: por um lado, a actividade projectual dos jovens, por outro, o jovem designer em momento de reflexão activa sobre a sua própria juventude.
As exposições reúnem cerca de uma centena de projectos nas mais variadas tipologias — publicações, instalações multimédia, websites, entre outros.
O livro será apresentado durante o mês de Outubro e para além da análise aos projectos expostos propõe também uma leitura crítica sobre as questões do ensino, da actualidade sócio-política e geracional. Enquanto manifesto dos alunos é acompanhado por um conjunto de ensaios produzidos por professores da licenciatura, que exploram assuntos relacionados com a especificidade do ensino do design em confronto com a ideia de juventude.
O website permitirá visualizar os projectos e revela muito do material produzido em torno da exposição e da publicação, enquanto a curta-metragem documental reúne testemunhos dos alunos acerca do tema. Haverá ainda uma programação cultural desenvolvida à volta destas manifestações.
É já possível ver imagens de Agora, irrepetível e de alguns dos projectos dos alunos na página de Facebook.
+ info: agorairrepetivel.belasartes.ulisboa.pt