ARcTic South — SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO MINING THE BORDERS OF ARTISTIC RESEARCH
JANEIRO > OUTUBRO 2022 I FBAUL E KHIO
O ensino superior artístico pode considerar-se um espaço importante para a experimentação artística e para o discurso crítico. A Faculdade de Belas Artes da UL (FBAUL) e a Academia Nacional de Arte de Oslo (KHIO), através do seu departamento de Arts & Crafts, considerando-se como instituições comprometidas com a Investigação Artística (IA), na sua educação, treino e desenvolvimento, desejam partilhar e pensar em conjunto a IA e futuras colaborações norte-sul. Assim, ARcTic South, é um projecto de pensamento conjunto, procurando estreitar a ligação entre práticas artísticas académicas do norte e sul da Europa, desmontar a prática da IA, as suas difrações e zonas de contacto emergentes, assim como os possíveis (des)fazeres da prática da investigação artística.
O projecto ARcTic South é financiado pelo programa de iniciativa bilateral EEA Grants entre a FBAUL (promotora) e o departamento de Arts & Crafts da Academia Nacional de Arte de Oslo (Parceiro). O projeto é liderado e iniciado por Helena Elias e Merete Røstad e será executado entre janeiro e outubro de 2022. Fique ligado!
ARCTIC SOUTH, projecto financiado pelas EEA Grants
FBAUL_KIHO seminário de investigação MINING THE BORDERS OF ARTISTIC RESEARCH
27 de Abril_29 de Abril, Academia Nacional de Artes de Oslo
Conversas FBAUL/KHIO: Entrelaçando uma cartografia de afetos comuns em Investigação Artística (IA)
Minerando/Cuidando/Fronteirando: Passamos por seis sessões, aproximando-nos de várias formas para nos darmos a conhecer. Criámos mapas verbais e visuais de interesses comuns no âmbito da investigação. Com isso, também configurámos uma cartografia de afetos comuns que abre canais, vias, pontes, pontos de cruzamentos. Isto aconteceu com a participação dos membros da equipa em estados de manifestação diversa (sólido, gasoso, líquido ou gel, para metaforizar como matéria nos seus estados físicos,) seja como Professores, Doutorandos, Investigadores, Artistas, Educadores.
No entanto, pensar e praticar a colaboração da IA em diferentes estados significa (re)configurar uma cultura de investigação de práticas para sintonizar e moldar infraestruturas circunstanciais, por forma a estabelecer partilhas. Desde que a IA se tornou uma palavra recorrente nas Instituições de Ensino Superior (IES), artistas, académicos, teóricos, redes curatoriais, instituições de arte e IES, têm tentado oferecer as suas perspectivas e visões, independentemente dos diferentes legados institucionais que compõem o universo das artes europeias.
Nós sentimos que estamos a potenciar o surgimento de uma comunidade de prática em IA. A novidade do projecto ARcTic South é que está a acontecer no terreno de uma prática de pensar em conjunto entre artistas praticantes, para abordar o tema da IA, dentro das IES que já possuem um rastreamento desse compromisso. As conversas FBAUL/KHIO conduziram-nos a um processo de montagem de significados colectivos, ao mesmo tempo que apontavam para questões emergentes a tratar futuramente no seminário e no workshop, respectivamente, a decorrer em Oslo e Lisboa. Este processo de assemblage foi modelado por formas formas de intra-acção, para constituir paisagens, constelações nomádicas e geologias. Mais para vir!
*helena elias
https://orcid.org/0000-0003-2743-8814
ARcTic South – Project Leader
https://www.belasartes.ulisboa.pt/en/arcticsouth/
member of the artistic research project MEMORY WORK
https://memorywork.no/
KICK OFF
04 DE JANEIRO 2022
Entrelaçamentos norte-sul: (Des)fazendo a investigação Artística?
A investigação artística pode oferecer um conhecimento baseado na prática artística por meio da prática da investigação. O Kick off do projeto ARcTic South reunirá artistas, educadores e investigadores da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e Oslo National Academy of the Art (KHiO) para pensar sobre a investigação artística (IA), as suas formas de articulação e trabalho colaborativo entre pares. A primeira fase do projeto compreende seis sessões que incidirão sobre as questões da IA, que ao mesmo tempo partem da experiência descrita por cada participante. ARcTic South é apoiado por EEA Grants e é desenvolvido pela FBAUL (promotor) e KHiO (parceiro), com Helena Elias e Merete Røstad como investigadoras principais do projecto.
ARcTic South
Coordenação: Helena Elias and Merete Rostad
Organização
Helena Elias, Claudia Pauzeiro, Isabel Vieira, Cristina Tavares, Sérgio Vicente, Inês Teles (doutoranda), Noemi Iglesias (doutoranda), Marta Lucas (doutoranda)
Equipa de investigação
Helena Elias
Fernando Quintas
João Castro Silva
Rogério Taveira
Sérgio Vicente
Ana Mena
Marta Castelo
Merete Røstad (Head of research, Associate Professor of Master program Art and Public Space, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Tiril Schrøder (Professor of Print and Drawing, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Siri Hermansen (Professor and Head of Master program Art and Public Space, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Sigrid Espelien (PhD student, Ceramic, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts – KHIO)
Shwan Dler Qaradaki (PhD student, Print and Drawing, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts - KHIO)
Inês Teles (Doutoranda FBAUL)
Noemi Iglesias (Doutoranda FBAUL)
Marta Lucas (Doutoranda FBAUL)
Comité de investigação
Cristina Tavares (VIce-Presidente FBAUL)
Fernando António Baptista Pereira (Presidente FBAUL)
Fernando Quintas (Membro do Centro de Investigação VICARTE-FBAUL)
Luís Jorge Gonçalves (Presidente do Conselho Pedagógico da FBAUL e vice-presidente do CIEBA)
Márcia Vilarigues (Diretora da VICARTE)
Cristina Pratas Cruzeiro (Investigadora FCSH – IHA)
Rogério Taveira (Coordenador Mestrado Arte Multimédia -FBAUL)
Teresa Mendes Flores (ICNova- UNL)
Teresa Almeida (FBAUP-VICARTE)
Sara R. Yazdani (Associate Professor of Art Theory and Art History, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts – KHIO)
Siri Hermansen (Professor and Head of Master program Art and Public Space, Department of Art & Craft, Oslo National Academy of the Arts – KHIO)
Apoio à documentação do projeto
Rogério Taveira
Fernando Fadigas