• pt
  • en
  • staff |
  • Alunos |

newsletter

faculdade de belas-artes da universidade de lisboa
  • escola
  • cursos
  • candidaturas
  • mobilidade
  • investigação
  • biblioteca
  • eventos
  • galeria
  • loja
  • contactos
HomemobilidadeErasmus (Estudos)Alunos da FBAUL (Outgoing)faq’s

faq’s

 

perguntas mais frequentes

atualizado a 18/01/2022

01. Quem se pode candidatar ao Programa Erasmus+, Estudos?


Podem apresentar candidatura os alunos da Faculdade de Belas-Artes que:

  • Estejam inscritos no ano letivo em que decorrem as candidaturas

e

  • No ano letivo em que realizam o período de mobilidade venham a estar inscritos numa Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento da Faculdade, sendo que os alunos de Licenciatura deve ter completado na íntegra o 1.º ano do curso.

02. Como me posso candidatar ao Programa Erasmus+, Estudos?


As candidaturas são realizadas exclusivamente on-line através da plataforma Fenix, dentro dos prazos fixados anualmente.

03. Sou do 1º ano curricular e quero participar no Erasmus+ no 3º ano, quando devo apresentar candidatura ao Programa Erasmus+?


O aluno interessado em participar no Programa Erasmus+ deve apresentar candidatura no ano letivo anterior ao ano de participação. Isto é, para participar em 2023/2024, o aluno candidata-se no início do ano letivo 2022/2023.

04. O que deve incluir o portefólio?


Sugere-se que os alunos solicitem orientação com os Docentes das áreas.
Por uma questão de uniformidade, é apenas requerido que o portefólio cumpra os seguintes requisitos gerais: apresentação em suporte digital (formato pdf,) não devendo ser superior a 10 Mb; com um máximo de 15 páginas; em inglês; a primeira página do portfolio deve incluir única e exclusivamente a identificação do candidato.

05. Frequento um curso na área de Ciências da Arte e do Património, o que deve entregar na candidatura?


É possível a entrega de um texto crítico sobre um tema livre em substituição do portefólio. 
O texto crítico deve cumprir os seguintes requisitos gerais: redigido em português; com um máximo de 5 páginas, em formato A4; deve ser utilizado texto de corpo 12, espaçamento 1,5; documento entregue em suporte digital (formato pdf), não devendo ser superior a 10 Mb; a primeira página do texto crítico deve incluir única e exclusivamente a identificação do candidato.

06. Quem avalia o portfolio e o texto crítico?


Docentes das respetivas áreas científicas.

07. Quando sei o resultado da candidatura?


Os resultados das candidaturas são publicados no website da Faculdade e enviados por mensagem de correio eletrónico de 4 a 8 semanas após as candidaturas.

08. O resultado da candidatura é definitivo? Significa que fui aceite na escola de acolhimento?


Não. Após divulgação da lista de seriação final, a colocação dos estudantes é comunicadas às instituições de acolhimento parceiras da FBA, sob forma de nomeação.
O aluno deverá proceder à candidatura direta à escola onde obteve colocação, sob os termos e prazos fixados pela escola parceira. 

09. Como sei o que é necessário para candidatura à escola de acolhimento?


Normalmente, as Escolas enviam informação aos alunos nomeados. Caso o aluno não receba informação, deve solicitar procedimentos e prazos, preparar o material de candidatura de forma atempada e proceder ao envio pelos meios indicados pela Escola.

10. Posso não ser aceite pela escola de acolhimento?


Sim, o resultado final de aceitação é da responsabilidade da instituição de acolhimento. A alunos cuja candidatura tenha sido recusada é divulgada uma lista de vagas sobrantes, tendo o aluno que expressar o interesse na recolocação. 

11. Quando sei se tenho bolsa Erasmus?


Logo que possível é dada a conhecer a distribuição de bolsas pelos alunos da FBA e respetivos valores.

12. Posso participar sem bolsa?


O Programa ERASMUS + prevê também a realização de mobilidade com “bolsa zero” ou a subvenção combinada com dias a bolsa zero. O que significa que num cenário de indisponibilidade financeira, os alunos poderão cumprir o seu projeto de mobilidade, suportando todas as despesas; ou a mobilidade pode considerar combinar dias com bolsa e dias sem bolsa. 

13. Como é calculado o valor das bolsas?


Os critérios para definição dos valores de referência são a duração do período de estudos (nº de meses em ERASMUS) e o destino (país). O valor que a FBA determina para a bolsa não é arbitrário e obedece aos valores pré-definidos na tabela entregue pela Agência Nacional. Pode consultar a tabela de referência no site da Agência Nacional Erasmus + (https://erasmusmais.pt). 

14. Como são distribuídas as bolsas pelos alunos?


A distribuição de de bolsas obedece à ordenação decrescente dos candidatos, posicionados pela nota de candidatura.
Os estudantes bolseiros da ação social são discriminados positivamente na atribuição de bolsa, de acordo com o Regulamento do Programa ERASMUS+ da Universidade de Lisboa, pelo que passam para topo da tabela de distribuição.
    • Alunos da FBAUL (Outgoing)
      • Bolsas Erasmus
      • Candidaturas
      • Documentos a Entregar
      • Outras Informações
      • Pedidos de equivalências
      • faq’s
    • Alunos Estrangeiros (Incoming)
      • Candidatura
      • Programas de Estudo e Calendário Escolar
      • Chegada às Belas-Artes
      • Practical information
ulisboa logo
HomemobilidadeErasmus (Estudos)Alunos da FBAUL (Outgoing)faq’s
↑
  • escola
  • cursos
  • candidaturas
  • mobilidade
  • investigação
  • biblioteca
  • eventos
  • galeria
  • loja
  • contactos