mobilidade de estudos a realizar em 2024/2025
PRAZO DE CANDIDATURAS
A apresentação de candidaturas para intercâmbio ERASMUS – Estudos, para mobilidades a realizar no ano letivo 2024/2025, decorrerá
- de 11 a 15 de dezembro, 2023 – através do Portal Fenix (área de Candidato).
Apenas podem apresentar candidatura os alunos da Faculdade de Belas-Artes que venham a estar inscritos no ano letivo 2024/2025. Para doutorandos ou estudantes em pós-doutoramento, existe ainda a possibilidade de realizar um período de mobilidade de curta duração, entre 5 e 30 dias.
Estágio ERASMUS: uma outra possibilidade de mobilidade
A Faculdade também possibilita aos seus estudantes a apresentação, para 2024/2025, de candidatura a Estágio ERASMUS. Para informações detalhadas sobre esta vertente do Programa ERASMUS consulte o seguinte link.
Sessão pública de esclarecimento
A Divisão Académica promove sessões públicas de esclarecimento sobre as candidaturas ao programa ERASMUS no próximo dia 30 de novembro, 2023, pelas 10h30, no Grande Auditório e no dia 6 de dezembro, 2023, um workshop sobre ‘como fazer um portefólio‘.
apresentação do programa ERASMUS 2024/2025
apresentação do programa especial de mobilidade icm (2024/2025)
As candidaturas são realizadas exclusivamente on-line através da plataforma Fenix.
Antes de efetuar a sua candidatura on-line a um período de mobilidade ERASMUS + pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços Académicos, através do endereço erasmus@belasartes.ulisboa.pt.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá aceder ao sistema Fenix e autenticar-se com os dados da sua conta Campus@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus/Edu@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui.
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador Candidato. Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo o regime ERASMUS + Mobility (Outgoing). Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico, incluindo a indicação das escolas de acolhimento, por ordem de preferência, podendo indicar até cinco (5) opções.
- Deverá anexar em formato digital os documentos requeridos no processo de candidatura.
- Após o preenchimento do formulário on-line e carregamento dos documentos requeridos, deverá «formalizar candidatura».
- A não submissão dos documentos necessários ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível; fora do formato solicitado) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado através da plataforma Fenix ou para o endereço de e-mail indicado.
- Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura ou na instrução do processo de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato.
Todas as notificações sobre o processo de candidatura serão remetidas pelos Serviços Académicos através mensagem de correio eletrónico enviada para o endereço de e-mail indicado como “Principal” na ficha de dados pessoais da candidatura.
O processo de candidatura deve ser instruído com os seguintes elementos:
-
Portfolio, deve ser apresentado em suporte digital (formato pdf), com um máximo de 15 páginas. Registos audiovisuais podem ser indicados em área específica do portfólio.
O portfolio deve cumprir os seguintes requisitos:
- O portfolio deve ser elaborado em inglês e ser representativo do trabalho artístico do candidato. O ficheiro do portfolio não deve ser superior a 10 Mb. A primeira página do portfolio deve incluir única e exclusivamente a identificação do candidato, não sendo contabilizada para o número de páginas (nome completo, curso, número de aluno).
- Constituem critérios de apreciação do portfolio: apresentação (20%); seleção e articulação dos conteúdos (80%).
- No caso de estudantes da licenciatura em Ciências da Arte e do Património ou de mestrados da mesma área científica, é possível a entrega de um texto crítico sobre um tema livre em substituição do portfolio, em português, com um máximo de 5 páginas, em formato A4, devendo ser utilizado texto de corpo 12, espaçamento 1,5.
O documento deve ser entregue em suporte digital (formato pdf). O ficheiro não deve ser superior a 10 Mb.. A primeira página do texto crítico deve incluir única e exclusivamente a identificação do candidato, não sendo contabilizada para o número de páginas (nome completo, curso, número de aluno). - Constituem critérios de apreciação do texto crítico: apresentação e correção linguística (20%); seleção e articulação dos conteúdos (80%).
- O portfolio ou o texto crítico serão classificados de 0 a 20 valores.
2. Indicar até cinco (5) opções de escolas de acolhimento, por ordem de preferência. Indicar ainda o semestre de mobilidade para cada opção.
3. Plano de estudos para o período de mobilidade, para cada uma das opções de escolas de acolhimento indicadas. O candidato deve indicar a designação das unidades curriculares que pretende frequentar na Instituição de acolhimento e respetivo número de ECTS.
Os erros ou omissões cometidos na instrução do processo de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato.
A mobilidade dos estudantes da Faculdade de Belas-Artes no âmbito do Programa ERASMUS – Estudos está limitada às Instituições com as quais a Faculdade tenha estabelecido protocolo ou acordos de cooperação para o ano letivo da mobilidade.
O candidato deve consultar atentamente a lista de instituições de acolhimento, verificando se o curso que frequenta é elegível para candidatura a uma determinada Escola.
Deve ainda analisar previamente as opções de Escola de acolhimento antes da candidatura, no sentido de conhecer em maior detalhe determinados aspetos académicos e institucionais, como planos de estudos e oferta curricular das Escolas, calendário académico, localização, opções de alojamento, língua de instrução, cursos de preparação linguística disponíveis, etc.
A partir de 2022/2023, os estudantes não poderão fazer um período de mobilidade Erasmus num país do qual sejam naturais. Ou seja, alunos estrangeiros ou com dupla nacionalidade não poderão ser colocados em Escolas Parceiras dos seus países de nacionalidade.
O nível de língua de instrução recomendado pelo Programa Erasmus + é o nível B1 (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
Lista de Instituições de Acolhimento – mobilidades a realizar em 2024/2025
Os candidatos serão seriados, através da aplicação da fórmula seguinte, com valoração até às centésimas:
(FA x 50%) + (PF x 50%)
Em que:
FA, fator académico, correspondendo à média aritmética ponderada das avaliações obtidas pelo candidato no âmbito do seu curso. Os coeficientes de ponderação serão os ECTS correspondentes às unidades curriculares a que o aluno tenha obtido aprovação.
Nas situações de estudantes que frequentem o 1º ano do ciclo de estudos em que se inserem, no presente ano letivo, e que, por esse motivo, à data da candidatura ainda não tenham sido submetidos a qualquer processo avaliativo final, não possuindo assim aproveitamento, será atribuída uma valoração substitutiva ao fator académico, de 14,98 valores.
Aos estudantes que tenham ingressado pela primeira vez e que, à data da candidatura, tenham aproveitamento pela aprovação de pedido de creditação de formação académica anterior, será atribuída a média aritmética ponderada resultante desse processo.
PF, portfolio ou texto crítico (opção possível apenas para os alunos da Licenciatura em Ciências da Arte e do Património ou de mestrados da mesma área científica).
Critérios de apreciação do portfolio: apresentação (20%); seleção e articulação dos conteúdos (80%).
Critérios de apreciação do texto crítico: apresentação e correção linguística (20%); seleção e articulação dos conteúdos (80%).
O portfolio ou a dissertação escrita serão classificadas de 0 a 20 valores.
Em caso de empate, a ordenação dos candidatos que se encontrem em igualdade de valoração da classificação final é efetuada, de forma decrescente: a) em função da valoração atribuída a PF; b) subsistindo o empate, pela classificação de FA. Caso após a aplicação destes critérios subsista uma situação de empate, os candidatos serão colocados nas vagas disponíveis através da ordenação decrescente da nota do ensino secundário para efeitos de candidatura ao ensino superior, caso frequentem um curso de licenciatura, ou pela nota de conclusão da licenciatura, caso frequentem um mestrado ou doutoramento.
A colocação dos estudantes nas vagas colocadas a concurso é efetuada através da ordenação decrescente dos candidatos, após a aplicação dos critérios de seriação fixados. Assim, o processo de colocação combina a ordem de preferência indicada pelo candidato e a posição em que o aluno fica nas listas ordenadas para a candidatura.
No processo de seriação, só é possível obter uma colocação.
Em caso de colocação na lista de seriação homologada pela Coordenação ERASMUS, os alunos que apresentem uma desistência são penalizados em candidaturas futuras durante o mesmo ciclo de estudos, em 10% no critério “fator académico” na nota de seriação. A desistência em qualquer fase do processo da realização da mobilidade implica ainda o pagamento de uma taxa no valor de 50 EUR, a favor da FBA, a fim de cobrir as despesas inerentes ao processo de seleção e nomeação.
Lista final de seriação – colocações 2024/2025
Outra informação para consulta e download
A candidatura deve ser efetuada de forma responsável e informada. O candidato deve escolher a Universidade que melhor se coaduna com o plano de estudos que deseja realizar no estrangeiro e com as suas motivações pessoais.
Deve ler atentamente o Guia Informativo do Programa ERASMUS.