Tendo em vista a persecução de uma educação plenamente inclusiva, a ULisboa conta com a Rede de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (Rede NEE-ULisboa). Saiba mais aqui.
atendimento para estudantes nee
3ª: 14h -15h | sala do Conselho Pedagógico (2.09)
email | sec.pedagogico@belasartes.ulisboa.pt
estatuto especial para Estudante com necessidades educativas especiais (ENEE)
Considera-se ENEE o estudante que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades especificas suscetiveis de, em conjugação com os fatores do meio, lhe limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas, nos termos da Lei n.º 38/2004 de 18 de agosto. Caso o ENEE o pretenda, o seu estatuto será mantido sob reserva.
condições especiais de frequência dos estudantes nee
- Prioridade na escolha de turmas no ato de inscrição;
- Possibilidade de isenção do critério de assiduidade;
- Possibilidade de alteração pontual das datas das avaliações, testes e entrega de trabalhos, mediante um acordo entre o docente e o aluno;
- Possibilidade de fixação de uma plano específico de ensino/aprendizagem.
O pedido e renovação dos estatutos especiais deve ser efetuado anualmente. Excetuam-se deste disposto os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais permanentes, os quais apenas necessitam de apresentar o pedido de estatuto uma vez.
O pedido e renovação dos estatutos especiais são apresentados exclusivamente através da plataforma Fenix da Faculdade de Belas-Artes:
- Para efetuar o pedido/renovação de estatuto especial deverá aceder ao sistema Fenix e autenticar-se com os dados da sua conta Campus/Edu@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus/Edu@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador ‘Pessoal’ > ‘Serviços’ > ‘Requerimentos’. Seguidamente, deverá criar o seu processo, escolhendo o processo de “Pedido de Estatuto Especial”. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
A autorização ou recusa da concessão do estatuto é posteriormente comunicada pelos Serviços Académicos através mensagem de correio eletrónico enviada para o endereço de e-mail indicado como “Principal” na ficha de dados pessoais no Fenix.
Em caso de deferimento, o estatuto é válido até final do respetivo período letivo, independentemente da perda superveniente dos requisitos que deram lugar à concessão do mesmo.
Prazos para solicitação de estatuto especial
O pedido e renovação dos estatutos especiais deve ser efetuado no ato da inscrição, ou nos seguintes termos:
- Até ao último dia útil do mês de novembro, sendo o estatuto válido para todo o ano letivo;
- Até ao último dia útil do mês de abril, sendo o estatuto válido somente para a frequência do 2.º semestre letivo.
A aplicação do estatuto deve ser requerida no inicio do ano letivo, no ato da matricula, exceto se a deficiência só for manifestada posteriormente ou resultar de ocorrência posterior ao inicio do ano escolar.
O requerimento deve ser acompanhado de relatório(s) ou pareceres comprovativos, emitidos por especialistas (médicos, psicólogos, terapeutas da fala, ou outros indicados para cada caso especifico).
No caso dos ENEE permanentes, o pedido de estatuto será apresentado apenas uma vez. Se a NEE for temporária, o estudante deverá fazer periodicamente prova da condição.
O(s) relatório(s) ou parecer(es) devem explicitar o tipo de incapacidade e a sua gravidade, em função do trabalho a desenvolver pelo aluno durante a frequência universitária, designadamente:
- No caso de incapacidade na área da visão, a avaliação da acuidade e campo visual em cada olho, com a melhor correção;
- No caso de problemas de audição, a avaliação das capacidades auditivas de cada ouvido, com a melhor correção;
- No caso de incapacidade motora, informação sobre os membros afetados;
- No caso de doenças crónicas, informação sobre as suas implicações funcionais;
- No caso de doença mental, informação sobre o tipo de patologia, bem como o grau de comprometimento ao nível cognitivo, emocional, social e em relação a normal adaptação ao contexto envolvente;
- No caso de dificuldades de aprendizagem especificas, (como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia ou outras) um relatório em que venha referido o tipo e grau de comprometimento ao nível da compreensão ou produção de material escrito.
Nos termos do n.º 1 do artigo 10.º do Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa, os estudantes titulares deste estatuto podem solicitar, em cada unidade curricular, um plano adaptado de ensino/aprendizagem e avaliação de conhecimentos.
Para tal, deverão preencher e remeter para o endereço de correio eletrónico dos Serviços Académicos, no prazo máximo de 30 dias após o início das aulas do respetivo semestre, o formulário destinado ao efeito.
A fixação do plano adaptado ficará dependente da posterior aprovação pelo docente responsável da unidade curricular, o responsável do curso e o Presidente do Conselho Pedagógico.
divulgação rede nee
6.º Fórum “Os 50 anos da democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização”
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025), convida à participação em um conjunto de fóruns, a nível nacional, para promover a discussão sobre os 50 anos da democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização, assente nas plataformas da Rede Social e ONGPD.
O 6.º Fórum “Os 50 anos da democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização”, vai decorrer em formato online, no dia 4 de junho, pelas 14h30, envolvendo o município de Santarém, ONGPD’s e o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, I.P., de Santarém.
Consulte o programa aqui e faça a sua inscrição AQUI, até ao dia 3 de junho.
Evento de Emprego para pessoas com deficiência motora – apoio na divulgação
Procuras emprego e não sabes qual o próximo passo a dar? Fala com a Associação Salvador e a sua equipa do Projeto Emprego.
Se tens deficiência motora e procuras uma oportunidade profissional faz já a pré-inscrição para o próximo This Is Me Este evento é uma Mostra de Talentos, antecedido de um dia de preparação, onde os candidatos à procura de emprego se vão poder apresentar a uma plateia de recrutadores de empresas interessadas em reforçar as suas equipas.
Vem mostrar porque é que podes ser a próxima grande aposta para integrar uma equipa
O evento acontece em formato online, no dia 20 de junho, de manhã. No dia anterior terás acesso a uma formação para te preparares melhor. Como esta edição é online, vamos aceitar candidatos de todo o país.
De que estás à espera?
Pré-inscrições abertas até 30 de maio Basta preencher este formulário.
Esperamos pela tua inscrição. Alguma dúvida contacta: info@associacaosalvador.com
Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade
Garantir a Acessibilidade: Uma porta aberta para o mundo digital
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. divulga que dia 16 de maio de 2024, quinta-feira, entre as 10h00 e as 12h30, se irá assinalar o 13.º Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade (Global Accessibility Awareness Day – GAAD).
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a Microsoft Portugal, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA), associam-se a esta data com a organização de uma iniciativa subordinada ao tema “Garantir a Acessibilidade: Uma porta aberta para o mundo digital“. Pretende-se promover a partilha de informações sobre soluções inovadoras de tecnologias promotoras de mais e melhor acessibilidade aos mais de mil milhões de pessoas com deficiência ou incapacidade em todo o mundo. Para além do contributo de cada um dos representantes de cada entidade organizadora, esta iniciativa contará também com a presença de alguns convidados que irão partilhar na primeira pessoa exemplos de como usam as tecnologias para ultrapassar barreiras.
As pessoas interessadas poderão participar presencialmente no local onde irá ocorrer o evento, no Auditório da Microsoft Portugal.
Consulte aqui o programa e aceda aqui ao formulário para formalizar a sua inscrição.
Prémio «Desporto + Acessível» com candidaturas abertas entre 6 de abril e 7 de junho – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Podem candidatar-se projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência.
O Prémio «Desporto + Acessível», desenvolvido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), visa premiar e divulgar projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
O projeto vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de sete mil euros, atribuídos pelos dois Institutos e pela Decathlon Portugal. Para cada área prioritária será atribuída uma menção honrosa, que receberá um prémio não pecuniário do parceiro Decathlon Portugal, em material desportivo, no valor de 500 euros.
Para esta terceira edição foram definidas três áreas prioritárias:
- Inclusão social e sensibilização;
- Formação;
- Desenvolvimento desportivo (enquanto crescimento da prática desportiva inclusiva).
Consulte aqui para saber mais informações.
Projeto Capacitar à distância | abertura de inscrições
A Associação Promotora do Ensino dos Cegos informa que estão abertas as inscrições para o projeto Capacitar à distância, que decorrerá entre os meses de maio a dezembro de 2024.
O projeto, co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., consiste num curso gratuito e certificado, totalmente desenvolvido à distância, através da plataforma Moodle.
Assim, poderão participar pessoas de todo o território nacional, continental e ilhas.
Público-alvo: Pessoas com deficiência visual, suas famílias, professores e técnicos de reabilitação.
Número de vagas: 200.
Carga horária: 200 horas.
Objetivo principal: Oferecer formação inicial sobre as seguintes áreas da deficiência visual – Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Introdução às técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille; Atividades da Vida Diária (AVD) e Orientação e Mobilidade.
Cronograma:
- 01/05 a 30/06 – Realização do módulo 1: TIC
- 01/07 a 31/08 – Realização do módulo 2: Braille
- 01/09 a 31/10 – Realização do módulo 3: AVD
- 01/11 a 31/12 – Realização do módulo 4: Orientação e Mobilidade
O curso será desenvolvido em formato 100% assíncrono, permitindo uma aprendizagem autónoma e ao ritmo de cada formando.
As inscrições poderão ser realizadas até ao dia 30 de abril através do link:
Formulário de inscrição – Capacitar à distância
Para mais informações contacte através do E-mail comunicacao.apec@apec.org.pt, do telefone 21 388 78 33 ou na Rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa.
Vida independente vai integrar as respostas sociais a partir de janeiro de 2024
O Modelo de Apoio à Vida Independente – Assistência Pessoal (MAVI) vai passar, a partir de janeiro de 2024, a integrar a lista de respostas sociais da Segurança Social, de modo definitivo. A Portaria n.º 415/2023 estabelece as condições de criação, instalação, organização e funcionamento a que deve obedecer a resposta social serviço de assistência pessoal de apoio à pessoa com deficiência ou incapacidade que assenta no desenvolvimento do Modelo de Apoio à Vida Independente. Esta resposta inovadora pretende apoiar a integração socioeconómica das pessoas com deficiência e torná-las menos dependentes de institucionalização. [Saber +]
ONU celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
No passado dia 1 de dezembro, a ONU promoveu um evento comemorativo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, onde se discutiram questões relacionadas com os cinco pilares do desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Em específico, debateu-se a vulnerabilidade acrescida enfrentada pelas raparigas e mulheres com deficiência, os impactos das alterações climáticas nas pessoas com deficiência, a importância de alocar financiamento adequado na área da deficiência, como estas são afetadas de forma desproporcional pelos conflitos armados, e o papel fundamental do trabalho em parceria para que se consigam alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. [Saber +]
Apresentação pública dos resultados do Projeto EQUAL
O projeto EQUAL – Igualdade perante a lei e o direito à autodeterminação das pessoas com deficiência intelectual e psicossocial (EXPL/SOC-ASO/1326/2021), promovido pelo ODDH/CIEG do ISCSP-Universidade de Lisboa e financiado pela FCT, teve por objetivo analisar os desafios e oportunidades na implementação do novo Regime do Maior Acompanhado (Lei n.º 48/2018). Os resultados revelam que a implementação desta lei tem sido um processo complexo que, se abre novas oportunidades para o exercício de direitos, enfrenta ainda múltiplas tensões e dificuldades. O projeto contou com uma equipa de investigadores académicos e não académicos (pessoas com deficiência) e a parceria do CES da Universidade de Coimbra, Conselho Superior da Magistratura, Procuradoria-Geral da República, Provedoria de Justiça, FENACERCI, FNERDM e HUMANITAS. [Saber +]
ODDH apresentou relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2023″
Foi apresentado, no passado dia 13 de dezembro, durante a Conferência ´O direito a ter direitos`: Igualdade perante a lei, autodeterminação e direitos humanos, a 7ª edição do relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2023″. O relatório agrega e analisa indicadores em quatro áreas distintas: discriminação e acesso à justiça, educação, trabalho e emprego, proteção social e condições de vida. Os resultados apontam para melhorias globais no acesso ao emprego para as pessoas com deficiência. Contudo, denota-se uma persistente vulnerabilidade deste grupo ao risco de pobreza e exclusão social. Ler relatório aqui.
Sessão Comemorativa do Dia Mundial do Braille de 2024
O Núcleo Braille, a Comissão Brasileira do Braille, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) e a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação do Brasil vêm convidar a estar presente na sessão comemorativa do Dia Mundial do Braille de 2024, sobre o tema “O Estado da Arte do Ensino-Aprendizagem do Braille no Brasil e em Portugal”, que terá lugar online, no dia 4 de janeiro de 2024, às 14h00 de Brasília | 17h00 de Portugal Continental, via Plataforma Zoom webinar.
Esta sessão tem como objetivos (I) Comemorar o Dia Mundial do Braille de 2024; (II) Tomar nota do estado da arte do ensino-aprendizagem do Braille, tanto no Brasil como em Portugal, através do conhecimento e experiência das diversas partes interessadas; e (III) Disponibilizar um amplo espaço de reflexão e partilha de experiências sobre o ensino-aprendizagem do Braille em contexto educativo e de reabilitação profissional das pessoas cegas e com baixa visão, aberto a todos os docentes, alunos, profissionais e demais utilizadores do sistema Braille e suas famílias que no Brasil e em Portugal pretendam juntar-se a este evento.
A sua experiência e participação são essenciais para a prossecução dos objetivos deste evento!
Faça a sua inscrição aqui, até dia 3 de janeiro de 2024. O link de acesso à sessão será enviado após o fecho das inscrições.
Conheça aqui o Programa do evento.
Participe e divulgue!
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Eventos@inr.mtsss.pt | Tel: 215 952 700
Feira de Produtos de Apoio e Acessibilidades do CAVI do CERE
O Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) do Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE) convidam para a 1ª Edição da “Feira de Produtos de Apoio e Acessibilidades”, a realizar no próximo dia 23 de novembro de 2023, no Centro Cultural do Entroncamento, com entrada gratuita.
Nesta Feira, cujo programa, pretende-se a apresentação/exposição de produtos de apoio de diversas áreas, de modo a dar a conhecer à comunidade em geral uma oferta diversificada dos referidos produtos e das potencialidades que podem oferecer no seu quotidiano, possibilitando uma maior autonomia e independência nos seus contextos de vida.
Durante a manhã, existirão duas apresentações por parte da aTOPlab e do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, relativamente às tipologias/categorias de produtos de apoio e Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), respetivamente. E, no período da tarde, estão previstas palestras por parte das Empresas presentes na Feira.
A exposição e demonstração dos produtos de apoio decorrerá durante todo o horário da Feira.
O Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) do Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), desde o início do seu funcionamento, para além da prestação de assistência pessoal, tem primado pela organização de eventos e ações de sensibilização na comunidade.
Workshop sobre Design Universal
O Workshop sobre Design Universal decorrerá no dia 29 de agosto de 2023 no Centre de Colloques du Campus Condorcet, em Paris. Este workshop tem por objetivo capacitar educadores para capacitar futuros representantes da sociedade sobre como enfrentar os desafios que as pessoas com deficiência podem enfrentar em suas atividades profissionais.
O evento é grátis, com registo através de formulário.
O workshop será lecionado em inglês, com tradução para francês, legendas em inglês e interpretação em língua gestual internacional.
O Centro Europeu de Recursos de Acessibilidade (AccessibleEU) é uma das principais iniciativas propostas na Estratégia da Comissão Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030. O consórcio que trabalha neste projeto é formado pela ENAT, EASPD, University Johannes Kepler Linz, UNE e liderado pela Fundación ONCE. AccessibleEU, no âmbito da 17ª Conferência Internacional da Associação para o Avanço da Tecnologia Assistiva na Europa (AAATE), organizou um workshop que pretende ser um espaço de intercâmbio de conhecimentos e boas práticas para avançar na implementação da acessibilidade no Ensino Superior.
Especificamente, o workshop irá fornecer aos diferentes atores dentro das instituições de ensino as ferramentas e conhecimentos necessários para cumprir os princípios fundamentais do Design para Todos (Design Universal) exigidos pelas regras europeias. O objetivo é permitir que os educadores formem futuros representantes da sociedade sobre a forma de enfrentar os desafios que as pessoas com deficiência podem ter de enfrentar nas suas atividades profissionais.
Mais informação aqui (informação em inglês).
Skills for a Next Generation U.Porto
Dia 19 de Junho de 2023, realizar-se-à o evento intermédio do Observatório da Inclusão e Inovação em contexto de Ensino Superior, desenvolvido no âmbito da operação “Skills for a Next Generation U.Porto”, ao abrigo do Aviso POCH-I2-2022-01. Dinamizado das 10h às 12h30, este evento gratuito terá como principal objetivo a discussão da estrutura até agora desenvolvida e a co-criação sobre o que poderá vir a ser uma ferramenta fundamental para inclusão de grupos vulneráveis no contexto do Ensino Superior. “Nada sobre nós sem nós” é o mote deste encontro que se espera participado, crítico e criativo. Esta assegurada tradução para LGP do evento.
Para informação sobre o evento em Língua Gestual veja, por favor, o vídeo: https://web.letras.up.pt/saed/divulga_1906.mp4.
A participação é livre, com inscrição obrigatória através deste formulário: https://forms.gle/XQZYLXkHDkEDG52b7.
Prémio de Mérito a Estudantes com Deficiência Visual
Divulgamos informações acerca da atribuição, pela Associação Promotora do Ensino dos Cegos, de um prémio por mérito, a atribuir a estudantes com deficiência visual, residentes em Portugal e que tenham concluído a sua formação do ensino superior. O período de candidatura ao prémio termina a 31 de dezembro do ano em que o candidato conclui a formação.
A Associação Promotora do Ensino dos Cegos, APEC, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação de solidariedade social, sem fins lucrativos, fundada em 12 de Março de 1888 e, que tem por finalidade a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, tendo em vista a sua plena inclusão cultural, social e profissional. Desde 2022 que a Direção da APEC deliberou instituir um prémio por mérito, a atribuir a estudantes com deficiência visual, residentes em Portugal e que tenham concluído a sua formação do ensino superior, do ensino secundário ou equivalente, nos termos e para os efeitos constantes do Regulamento que podem aceder no nosso site pelo link: bit.ly/PremioMeritoAPEC
Os alunos que reúnam as condições após preenchimento do Requerimento para Atribuição de Prémio de Mérito a Estudantes com Deficiência Visual, devem remeter a candidatura para o endereço eletrónico apecgeral1888@apec.org.pt ou pelo correio para a morada: Rua Francisco Metrass 95,1350-141 Lisboa.
VI Seminário do GTAEDES – Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior
O GTAEDES – Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior divulga o seu VI Seminário, a decorrer nos dias 5 e 6 de junho na Universidade Nova de Lisboa. Mais informação em
- E-mail: infogtaedes@gmail.com
- Site: https://www.gtaedes.pt