renovação de INSCRIÇão
As renovações de inscrição nas unidades curriculares (disciplinas) e turnos (turmas) são efetuadas semestralmente, dentro dos prazos indicados nesta página, exclusivamente através do portal Fenix.
Para proceder à renovação da inscrição, deverá previamente certificar-se que:
- Possui acesso à conta Campus/Edu@ULisboa;
- Não possui propinas ou outros valores em débito;
- Conhece detalhadamente o plano de estudos do seu curso e as regras de inscrições aplicáveis.
PRAZOS DE inscrição A DECORRER
atualizado a 28/01/2022
ano letivo 2021/2022 – 2.º semestre
O processo de renovação de inscrições decorre entre 14 e 25 de fevereiro de 2022, da seguinte forma, sendo dada primazia aos alunos de anos curriculares mais adiantados e alunos com estatutos especiais elegíveis:
- a partir das 10h00 de 14 de fevereiro: alunos com estatutos especiais elegíveis;
- a partir das 10h00 de 15 de fevereiro: alunos que se inscrevam no 4º e 3º anos curriculares;
- a partir das 10h00 de 16 de fevereiro: alunos que se inscrevam no 2º e 1º anos curriculares.
REGRAS PARA A SELEÇÃO DE OPTATIVAS LIVRES: Para a seleção de disciplinas optativas em Área Científica Livre, as inscrições decorrerão em duas fases, de modo a conferir primazia aos estudantes inscritos na Licenciatura da mesma área científica da unidade curricular:
- Do início do período de inscrições até às 23h00 do dia 16 de fevereiro, na seleção de optativas livres, quando os estudantes se encontrem a frequentar Percurso Sem Minor, apenas poderão escolher unidades optativas livres disponibilizadas pela sua própria área científica;
- A partir das 10h00 do dia 17 de fevereiro, e até final do período de inscrições, a seleção de optativas livres, quando os estudantes se encontrem a frequentar Percurso Sem Minor, passa a ser inteiramente aberta, sendo disponibilizadas as vagas eventualmente não ocupadas na fase anterior.
De modo a conferir nesta segunda fase de inscrições a mesma tipologia de acesso ao processo de inscrições que o estabelecido na fase anterior, é fixada a seguinte ordem de acesso à inscrição no dia 17 de fevereiro:- a partir das 10h00 de 17 de fevereiro: alunos com estatutos especiais elegíveis;
- a partir das 13h00 de 17 de fevereiro: alunos que se inscrevam no 4º e 3º anos curriculares;
- a partir das 16h00 de 17 de fevereiro: alunos que se inscrevam no 2º e 1º anos curriculares
As inscrições terminam às 23h00 do dia 25 de fevereiro.
Pode consultar aqui o Edital com as regras para o processo de inscrição no ano letivo 2021/2022.
O período de inscrições contempla um prazo específico e prévio, de modo a conferir prioridade na escolha de unidades curriculares e turmas (turnos) aos estudantes que comprovem junto dos Serviços Académicos a titularidade, para o ano ou semestre letivo a que respeita o processo de inscrição, de um dos seguintes estatutos especiais:
- Aluno com necessidades educativas especiais;
- Bombeiro dos corpos profissionais, mistos ou voluntários;
- Dirigente associativo estudantil;
- Dirigente associativo jovem;
- Estudante-atleta do Ensino Superior;
- Grávida, mãe ou pai estudante cujo(s) filho(s) tenha(m) até 3 anos de idade;
- Militar em regime de contrato ou de voluntariado nas Forças Armadas;
- Praticante desportivo de alto rendimento;
- Trabalhador-estudante.
Sublinhamos que os estudantes não podem acumular estatutos especiais, pelo que só poderá beneficiar de um único estatuto. Consulte aqui as regalias previstas para os diversos estatutos especiais, bem como a documentação exigida.
estudantes com Estatutos Especiais
Só poderão realizar a inscrição on-line no dia destinado a estudantes com estatutos especiais elegíveis, os estudantes que tenham efetuado previamente a comprovação do seu estatuto.
Os estudantes de licenciatura que pretendam realizar a renovação da inscrição, no ano letivo 2020/2021 (relativamente ao 1.º semestre) no dia destinado a estudantes com estatutos especiais elegíveis, deverão obrigatoriamente efetuar previamente a comprovação do seu estatuto, entre 23 de agosto e 3 de setembro de 2021.
Deverá consultar o plano de estudos do curso que frequenta e a lista de unidades curriculares optativas disponíveis para o semestre da inscrição no seguinte link.
MUITO IMPORTANTE: Alertamos para a importância, aquando da escolha das optativas, da consulta do plano curricular do seu curso, no sentido de conhecer detalhadamente a sua estrutura, bem como as áreas científicas e créditos (obrigatórios e optativos) que devem obrigatoriamente ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma.
O processo on-line é extremamente simples e intuitivo. No entanto, alertamos para a necessidade de ler atentamente as instruções de utilização abaixo, antes de iniciar o processo.
instruções para renovação de inscrição on-line – NOVO (pdf)
Caso os Serviços Académicos detetem alguma anomalia ou incorrecção no processo de inscrição poderão proceder à retificação ou não-aceitação do mesmo. Sublinhamos que não é permitida a frequência de unidades curriculares sem efetivar previamente a sua inscrição nas mesmas e nos seus turnos, pelo que só poderá frequentar as aulas das unidades curriculares escolhidas após concluído o seu processo de inscrição, sob pena da frequência curricular e de todos os atos curriculares praticados serem considerados nulos.
Os estudantes matriculados e inscritos na Faculdade de Belas-Artes num curso de licenciatura (com exceção dos estudantes inscritos na Licenciatura em Estudos Gerais) que pretendam realizar um dos percursos alternativos designados Minor, no âmbito da frequência do seu curso, devem apresentar uma candidatura ao acesso à realização de Minor, sendo que os Minors estão sujeitos a vagas.
Estas normas aplicam-se ao acesso à realização de um Minor a partir do ano letivo 2021/2022. Como tal, os estudantes que já se encontrem a realizar um Minor estão dispensados da apresentação de candidatura para a continuação da frequência do mesmo.
Para informações detalhadas sobre o processo de candidatura ao acesso à realização de um Minor, deverá consultar o seguinte link.
Alteração de Minor ou de percurso optativo
Os estudantes que já se encontrem integrados num Minor e que pretendam integrar outro Minor ou que tendo iniciado um percurso sem Minor pretendam realizar um Minor, deverão apresentar candidatura ao acesso à realização do mesmo nos termos e prazos gerais.
Os estudantes que se encontrem integrados num Minor e que pretendam passar para a frequência de percurso sem Minor devem apresentar requerimento para o efeito, junto dos serviços da Divisão Académica, através do endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt, até ao início do período de inscrições do ano letivo ou do semestre.
Aquando da transição de percurso alternativo ou optativo, as unidades curriculares realizadas no âmbito do anterior percurso serão integradas no novo percurso, caso este preveja na sua estrutura aquelas unidades.
Caso não se preveja a possibilidade de integração de todas ou de algumas das unidades curriculares realizadas no âmbito do anterior percurso, as mesmas passarão a ser averbadas como extracurriculares, deixando de ser contabilizadas para o total de ECTS necessários para a conclusão do curso.
Após a finalização da inscrição nas unidades curriculares e turnos (referentes ao 1.º semestre), deve proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina e da taxa de inscrição. Estes pagamentos terão obrigatoriamente de ser efetuados no prazo máximo de 48 horas após a inscrição. O não pagamento, no prazo devido, da prestação da propina, implica a suspensão da inscrição, bem como a aplicação de juros de mora sob o montante em dívida.
Deverá efetuar o pagamento das propinas e da taxa de inscrição através das referências multibanco disponibilizadas no Fenix.
Sou bolseiro ou vou pedir bolsa de estudos. Como fazer?
Caso tenha requerido bolsa de estudos junto dos Serviço de Ação Social apenas tem de proceder ao pagamento das propinas a partir do momento em que tenha conhecimento da decisão sobre o pedido de bolsa. Contudo, é necessário apresentar nos Serviços Académicos da Faculdade o respetivo comprovativo de pedido de bolsa (utilize preferencialmente o envio do documento digitalizado para academicos@belasartes.ulisboa.pt).
Fica no entanto sujeito ao pagamento da taxa de inscrição.
Após concluir a sua inscrição on-line pode proceder automática e autonomamente a alterações na mesma (eliminar unidades curriculares, adicionar unidades curriculares, mudar turnos) diretamente no Fenix. As alterações na inscrição podem ser efetuadas durante todo o período das inscrições.
Após o termo do período de inscrições, não serão aceites pedidos de alteração na inscrição.
O «passe sub23@superior.tp» destina-se aos estudantes, matriculados e inscritos no ensino superior, até aos 23 anos, inclusive, e confere o direito ao transporte nas mesmas condições dos restantes títulos de transporte mensais em vigor.
- 60 % para os estudantes beneficiários da Ação Social no Ensino Superior;
- 25 % para os restantes estudantes do ensino superior.
O pedido do «passe sub23@superior.tp» deve ser realizado mediante apresentação, junto do operador de transporte público, da declaração segundo o modelo constante da Portaria n.º 982-B/2009. A declaração pode ser solicitada através do Fenix, para assinatura eletrónica qualificada pelos Serviços. Para tal, deverá aceder à opção ‘Pessoal’ > ‘Serviços’ > ‘Requerimentos’, e em seguida criar o seu pedido.
Poderá em alternativa preencher e validar o formulário para o pedido do «passe sub23@superior.tp» diretamente nos Serviços Académicos.
Em algumas unidades curriculares pode ser requerido pelo docente o preenchimento e entrega de uma ficha de registo de avaliações para uso do respetivo docente. Nesses casos, deverá efetuar o download do respectivo impresso no link abaixo.
Recuperação da senha Campus/Edu@ULisboa
Para recuperar a sua password para acesso ao Fenix deverá aceder ao seguinte link.
Inscrições (dúvidas mais frequentes)
- Quantos ECTS preciso para transitar de ano?
- Onde posso consultar os horários?
- Qual o valor das propinas?
- Até que data me posso inscrever a melhoria de nota?
- O que é o aluno a tempo parcial e o que tenho de fazer para me inscrever neste regime?
- Qual o limite máximo de ECTS a que me posso inscrever em cada semestre?
Pode também consultar a página de FAQ’s da Faculdade.
Caso possua alguma dúvida ou necessite de apoio adicional no processo de inscrição, não hesite em contactar os Serviços Académicos, através dos meios habituais, preferencialmente através do e-mail academicos@belasartes.ulisboa.pt.