INSCRIÇÕES 2022/23
novos estudantes
A Faculdade de Belas-Artes dá as boas-vindas aos seus novos estudantes!
A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) é a escola superior de ensino artístico mais antiga de Portugal. Com raízes na Academia de Belas-Artes fundada em 1836, a FBAUL tem vindo a transformar-se numa escola de ensino artístico vinculada à arte e ao design contemporâneos, com a permanente preocupação de ocupar um lugar atuante na cultura dos nossos dias.
A sua localização no centro histórico da cidade – no Convento de S. Francisco ao Chiado -, a que pertence também o pólo de afirmação da modernidade em Lisboa desde o século XIX, corresponde fielmente ao espírito que a Faculdade de Belas-Artes pretende materializar: desenvolver uma cultura artística atenta ao nosso tempo e implementar competências artísticas e de investigação nos campos da arte e do design que respondam aos desafios que a circulação globalizada do saber hoje requer.
Para obter mais informações sobre o processo de matrícula e inscrição na Faculdade, clique numa das opções abaixo, consoante o seu modo de ingresso.
/ licenciaturas
Os resultados das colocações referentes ao Concurso Nacional de Acesso serão divulgados dentro dos prazos fixados no site da Direção-Geral do Ensino Superior. Caso tenha sido colocado na Faculdade de Belas-Artes, por favor leia atentamente as informações abaixo, de modo a poder tornar o seu processo de matrícula o mais rápido e cómodo possível.
MUITO IMPORTANTE: A MATRÍCULA É REALIZADA EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DA PLATAFORMA FENIX. OS DADOS PARA REGISTO NA CONTA EDU / CAMPUS@ULISBOA, QUE PERMITE O ACESSO AO FENIX, SERÃO REMETIDOS PELA UNIVERSIDADE DE LISBOA POR SMS (PARA O NÚMERO CONSTANTE NO PROCESSO DE CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR).
Realização da matrícula
Os estudantes colocados através do Concurso Nacional deverão obrigatoriamente efetuar a sua matrícula nas seguintes datas:
- Estudantes colocados na 1ª fase: de 12 a 16 de setembro;
- Estudantes colocados na 2ª fase: de 30 de setembro a 3 de outubro;
- Estudantes colocados na 3ª fase: de 17 a 20 de outubro.
Caso não realize a matrícula no prazo estabelecido a sua vaga será considerada sobrante.
A matrícula é o processo pelo qual o estudante dá entrada na Universidade e efetiva a sua vinculação administrativa à mesma. Como tal, é um processo de extrema importância. A matrícula envolve necessariamente o fornecimento de diversos dados para a correta abertura do processo individual de estudante.
Para a realização do processo de matrícula será necessário submeter na plataforma Fenix cópia do documento de identificação, a qual servirá exclusivamente para validação dos dados pessoais, sendo a mesma eliminada após a realização desse processo. Caso não pretenda autorizar a retenção da cópia do seu cartão de cidadão, deverá em sua substituição submeter uma declaração em como se compromete a apresentar na Secretaria da Faculdade o documento para validação presencial dos Serviços.
Deverá ainda ser submetida fotografia tipo-passe a cores, em formato jpg, de modo a que a mesma passe a integrar a ficha de estudante para sua identificação.
Com a matrícula, deverá proceder também à inscrição e à seleção das disciplinas (unidades curriculares) e dos turnos (turmas de inscrição com o horário). Apenas terá de efetuar a inscrição nas unidades curriculares do 1.º semestre do 1.º ano.
Os horários das disciplinas podem ser consultados no seguinte link. Nos horários poderá consultar o local e o modo de lecionamento de cada unidade curricular. Quando indicado VC significa que a disciplina é ministrada a partir de videoconferência.
Ao fazer a inscrição deverá consultar atentamente o plano de estudos do seu curso, podendo encontrar o mesmo aqui.
Tutorial passo-a-passo para inscrição on-line no Fenix – NOVO (pdf)
Que documentos são necessários para a matrícula?
Após receber o SMS com os dados para registo na conta Edu/Campus@ULisboa, poderá fazer comodamente a matricula e inscrição no Fenix totalmente a partir de casa. Tenha em atenção que não é possível realizar a matricula presencialmente na Faculdade. Para a realização do processo de matrícula será necessário submeter na plataforma Fenix cópia do documento de identificação, a qual servirá exclusivamente para validação dos dados pessoais, sendo a mesma eliminada após a realização desse processo. Caso não pretenda autorizar a retenção da cópia do seu cartão de cidadão, deverá em sua substituição submeter uma declaração em como se compromete a apresentar na Secretaria da Faculdade o documento para validação presencial dos Serviços.
Deverá ainda ser submetida fotografia tipo-passe a cores, em formato jpg, de modo a que a mesma passe a integrar a ficha de estudante para sua identificação.
Que montantes terei de pagar?
A realização da matrícula envolve o pagamento, no seu ato, dos valores abaixo indicados. O pagamento deverá ser efetuado através da utilização das referências multibanco disponibilizadas no Fenix, depois de concluído o processo de inscrição.
Taxa de matricula > 25 EUR.
Propina (primeira prestação) > 139,40 EUR
Caso tenha requerido bolsa de estudos tenho de pagar a 1ª prestação da propina?
Nesta situação apenas deve proceder ao pagamento das propinas a partir do momento em que tenha conhecimento da decisão sobre o pedido de bolsa. Fica no entanto sujeito ao pagamento da taxa de matrícula.
Cartão de identificação de aluno
Após a conclusão da matrícula, vai poder realizar no Fenix o pedido do seu cartão de estudante. Para fazer a requisição do cartão de estudante on-line terá de ter acesso à sua Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais. Para requerer a ativação da chave móvel digital aceda ao seguinte link.
O cartão de identificação de estudante é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos de forma totalmente gratuita.
As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro. Sabe mais aqui.
Passe sub23@superior tp
O «passe sub23@superior.tp» destina-se aos estudantes, matriculados e inscritos no ensino superior, até aos 23 anos, inclusive, e confere o direito ao transporte nas mesmas condições dos restantes títulos de transporte mensais em vigor.
- 60 % para os estudantes beneficiários da Ação Social no Ensino Superior;
- 25 % para os restantes estudantes do ensino superior.
O pedido do «passe sub23@superior.tp» deve ser realizado mediante apresentação, junto do operador de transporte público, da declaração segundo o modelo constante da Portaria n.º 982-B/2009. A declaração pode ser solicitada através do Fenix, para assinatura eletrónica qualificada pelos Serviços. Para tal, deverá aceder à opção ‘Pessoal’ > ‘Serviços’ > ‘Requerimentos’, e em seguida criar o seu pedido.
Poderá em alternativa preencher e validar o formulário para o pedido do «passe sub23@superior.tp» diretamente nos Serviços Académicos.
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos da Licenciatura que vai frequentar, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o plano de estudos do seu curso aqui.
Deverá também consultar aqui o Despacho do Presidente da Faculdade de Belas-Artes, referente às medidas para os processos de ensino-aprendizagem referentes ao 1.º semestre do ano letivo 2021/2022.
Apoio às inscrições
Em caso de dúvidas poderá contactar os Serviços Académicos da Faculdade, preferencialmente pelo endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt
FAQ’s / Perguntas Mais Frequentes
Abaixo poderão ser encontradas respostas às questões mais frequentes relacionadas com a matricula e inscrição.
Só tenho de fazer a inscrição nas disciplinas do 1.º semestre?
Sim. Os alunos de licenciatura fazem a inscrição semestralmente. Em setembro é feita a inscrição para as unidades curriculares do 1.º semestre. Em fevereiro, durante os prazos indicados no site da Faculdade, é realizada a inscrição nas unidades do 2.º semestre.
Só tenho de selecionar as disciplinas do 1.º ano do curso ou tenho já de me inscrever nas disciplinas todas?
Apenas podes fazer a inscrição nas disciplinas do 1.º ano curricular. Os estudantes não podem inscrever-se em cadeiras de anos adiantados. Para poderes fazer disciplinas do 2.º ano terás de obter os créditos mínimos para poder passar de ano.
O meu curso tem disciplinas optativas já no 1.º semestre. Tenho de fazer já a escolha?
Sim. Caso o plano do teu curso preveja optativas já no 1.º semestre do 1.º ano terás de fazer já a escolha das optativas que pretendes frequentar. No entanto, é sempre possível alterar a optativa no Fenix durante o período de inscrições.
Quando tem de ser paga a 1ª prestação da propina e a taxa de matricula?
Os pagamentos têm de ser realizados após a conclusão do processo de matricula e inscrição, no prazo máximo de 48 horas.
Onde posso consultar os horários das disciplinas?
Os horários podem ser consultados no site da Faculdade. Algumas disciplinas podem ter mais do que um turno (horário disponível). Podes escolher qualquer um deles. Toma atenção é para que não fiques com disciplinas com horários sobrepostos.
Vi no site que uma disciplina tem dois turnos mas no Fenix só tem um para escolha.
Os turnos têm limite de vagas. Isso significa que um dos turnos ficou completo e agora só está disponível para escolha o outro.
Posso fazer a matricula diretamente na Secretaria da Faculdade?
A matricula e inscrição é realizada exclusivamente on-line através do Fenix, não sendo possível efetuar a mesma na Secretaria da Faculdade.
Os estudantes que ingressem pela 1ª vez na Faculdade de Belas-Artes através dos seguintes regimes:
- Concurso para titulares das provas especiais de acesso para maiores de 23 anos;
- Concurso especial para titulares de outros cursos superiores;
- Mudança de par instituição/curso
deverão obrigatoriamente efetuar a matrícula de 12 a 16 de setembro. No dia 12 de setembro o processo de matricula apenas se inicia a partir das 09h00.
Sempre que um candidato não proceda à matrícula e inscrição até ao termo do prazo fixado, a Faculdade chamará, pela via considerada mais adequada, à realização destas, o candidato seguinte da lista de seriação.
A matrícula é efetuada unicamente através do sistema Fenix. Para aceder a este sistema tem obrigatoriamente de se registar na conta Campus/Edu@ULisboa.
Aquando da receção do e-mail dos Serviços Académicos com a informação sobre a colocação na Faculdade de Belas-Artes, receberá igualmente um e-mail com as instruções para realizar o seu registo na conta Campus/Edu@ULisboa. Caso não tenha recebido o e-mail para registo, por favor entre em contacto com os Serviços Académicos através do endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt.
Caso já tenha sido aluno da Faculdade de Belas-Artes e já possua acesso à conta Campus/Edu@ULisboa, poderá aceder diretamente ao Fenix com os seus dados.
Como efetuar a minha inscrição on-line?
A matrícula é o processo pelo qual o estudante dá entrada na Universidade e efetiva a sua vinculação administrativa à mesma. Como tal, é um processo de extrema importância. A matrícula envolve necessariamente o fornecimento de diversos dados para a correta abertura do processo individual de estudante.
Para a realização do processo de matricula será necessário submeter na plataforma Fenix cópia do documento de identificação, a qual servirá exclusivamente para validação dos dados pessoais, sendo a mesma eliminada após a realização desse processo. Caso não pretenda autorizar a retenção da cópia do seu cartão de cidadão, deverá em sua substituição submeter uma declaração em como se compromete a apresentar na Secretaria da Faculdade o documento para validação presencial dos Serviços.
Deverá ainda ser submetida fotografia tipo-passe a cores, em formato jpg, de modo a que a mesma passe a integrar a ficha de estudante para sua identificação.
Com a matrícula, deverá proceder também à inscrição e à seleção das disciplinas (unidades curriculares) e dos turnos (turmas de inscrição com o horário). Apenas terá de efetuar a inscrição nas unidades curriculares do 1.º semestre do 1.º ano.
Os horários das disciplinas podem ser consultados no seguinte link. Nos horários poderá consultar o local e o modo de lecionamento de cada unidade curricular. Quando indicado VC significa que a disciplina é ministrada a partir de videoconferência.
Ao fazer a inscrição deverá consultar atentamente o plano de estudos do seu curso, podendo encontrar o mesmo aqui.
Tutorial passo-a-passo para inscrição on-line no Fenix – NOVO (pdf)
Caso os Serviços Académicos detetem alguma anomalia ou incorreção no processo de inscrição (mesmo após a sua conclusão) poderão proceder à retificação ou anulação do mesmo. Sublinhamos que não é permitido aos estudantes a frequência de unidades curriculares sem efetivarem previamente a sua inscrição nas mesmas e nos respetivos turnos, sob pena da frequência curricular e de todos os atos curriculares praticados serem considerados nulos.
Após a finalização da inscrição nas unidades curriculares e turnos, deve proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina e da taxa de matricula.
Estes pagamentos terão obrigatoriamente de ser efetuados no prazo máximo de 48 horas após a inscrição. O não pagamento, no prazo devido, da prestação da propina implica a a aplicação de juros de mora sob o montante em dívida.
Deverá efetuar o pagamento das propinas e da taxa de inscrição através das referências multibanco disponibilizadas no Fenix.
Caso tenha requerido bolsa de estudos tenho de pagar a 1ª prestação da propina?
Nesta situação apenas deve proceder ao pagamento das propinas a partir do momento em que tenha conhecimento da decisão sobre o pedido de bolsa. Fica no entanto sujeito ao pagamento da taxa de matricula.
Cartão de identificação de aluno
Após a conclusão da matrícula, vai poder realizar no Fenix o pedido do seu cartão de estudante. Para fazer a requisição do cartão de estudante on-line terá de ter acesso à sua Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais. Para requerer a ativação da chave móvel digital aceda ao seguinte link.
O cartão de identificação de estudante é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos de forma totalmente gratuita.
As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro. Sabe mais aqui.
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos da Licenciatura que vai frequentar, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o plano de estudos do seu curso aqui.
Deverá também consultar aqui o Despacho 20 do Presidente da Faculdade de Belas-Artes, referente às medidas para os processos de ensino-aprendizagem referentes ao 1.º semestre do ano letivo 2021/2022
Pedido de creditação da formação anterior
Os estudantes que pretendam solicitar creditação da sua formação anterior, deverão apresentar o respetivo requerimento, acompanhado da documentação necessária, até ao último dia útil de outubro. Para informações mais detalhadas, clique aqui.
A matrícula é efetuada unicamente através do sistema Fenix. Para aceder a este sistema tem obrigatoriamente de se registar na conta Campus/Edu@ULisboa. Aquando da receção do e-mail dos Serviços Académicos com a informação sobre a colocação na Faculdade de Belas-Artes, receberá igualmente um e-mail com as instruções para realizar o seu registo na conta Campus@ULisboa. Caso não tenha recebido o e-mail para registo, por favor entre em contacto com os Serviços Académicos através do endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt.
Como efetuar a minha inscrição on-line?
O processo on-line é extremamente simples e intuitivo. No entanto, alertamos para a necessidade de ler atentamente as instruções de utilização abaixo, antes de iniciar o processo. O processo de inscrição on-line consiste na seleção das unidades curriculares e dos turnos (turmas de inscrição com o horário).
Tutorial passo-a-passo para inscrição on-line no Fenix – NOVO (pdf)
Caso os Serviços Académicos detetem alguma anomalia ou incorreção no processo de inscrição (mesmo após a sua conclusão) poderão proceder à retificação ou anulação do mesmo. Sublinhamos que não é permitido aos alunos a frequência de unidades curriculares sem efetivarem previamente a sua inscrição nas mesmas e nos respetivos turnos, sob pena da frequência curricular e de todos os atos curriculares praticados serem considerados nulos.
Cartão de identificação de aluno
Após a conclusão da matrícula, vai poder realizar no Fenix o pedido do seu cartão de estudante. Para fazer a requisição do cartão de estudante on-line terá de ter acesso à sua Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais. Para requerer a ativação da chave móvel digital aceda ao seguinte link.
O cartão de identificação de estudante é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos de forma totalmente gratuita.
As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro. Sabe mais aqui.
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos da Licenciatura que vai frequentar, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o plano de estudos do seu curso aqui.
Deverá também consultar aqui o Despacho 20 do Presidente da Faculdade de Belas-Artes, referente às medidas para os processos de ensino-aprendizagem referentes ao 1.º semestre do ano letivo 2021/2022.
Os estudantes que sejam admitidos ao reingresso na Licenciatura em que estavam previamente inscritos, poderão consultar todas as informações sobre o processo de inscrição no seguinte link, sendo a sua inscrição realizada nos mesmos moldes dos estudantes que procedem à renovação da sua inscrição.
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de voltar a iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos da Licenciatura que vai frequentar, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o plano de estudos do seu curso aqui.
Recuperação da senha da conta Campus/Edu@ULisboa
Caso necessite de recuperar a password da sua conta Campus/Edu@ULisboa (que permite o acesso ao sistema Fenix) deverá aceder ao seguinte link.
/ outros ciclos de formação
Os estudantes admitidos numa das Pós-Graduações ou Mestrados da Faculdade de Belas-Artes, deverão obrigatoriamente efetuar a sua matrícula nas seguintes datas:
- Estudantes colocados na 1ª fase de candidaturas: no prazo de 10 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
- Estudantes colocados na 2ª fase de candidaturas: no prazo de 10 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
- Estudantes colocados na 3ª fase de candidaturas: no prazo de 10 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
- Estudantes colocados na fase extraordinária de candidaturas: no prazo de 3 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
Sempre que um candidato não proceda à matrícula e inscrição até ao termo do prazo fixado, a Faculdade chamará, pela via considerada mais adequada, à realização destas, o candidato seguinte da lista de seriação.
Os estudantes que tenham sido admitidos condicionalmente, apenas poderão proceder à matricula depois da submissão, dentro do processo de “Candidato” no sistema Fenix, do seu certificado de conclusão de curso. O certificado deve ser apresentado até 30 de setembro de 2022.
Como efetuar a minha inscrição on-line?
A matrícula é efetuada unicamente através do sistema Fenix. Para aceder a este sistema tem obrigatoriamente de se registar na conta Campus/Edu@ULisboa.
Aquando da receção do e-mail dos Serviços Académicos com a informação sobre a colocação na Faculdade de Belas-Artes, receberá igualmente um e-mail com as instruções para realizar o seu registo na conta Campus/Edu@ULisboa. Caso não tenha recebido o e-mail para registo, por favor entre em contacto com os Serviços Académicos através do endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt.
Caso já tenha sido aluno da Faculdade de Belas-Artes e já possua acesso à conta Campus/Edu@ULisboa, poderá aceder diretamente ao Fenix com os seus dados.
O processo on-line é extremamente simples e intuitivo. No entanto, alertamos para a necessidade de ler atentamente as instruções de utilização abaixo, antes de iniciar o processo. O processo de inscrição on-line consiste na seleção das unidades curriculares e dos turnos (turmas de inscrição com o horário).
Tutorial passo-a-passo para inscrição on-line no Fenix – NOVO (pdf)
Caso os Serviços Académicos detetem alguma anomalia ou incorreção no processo de inscrição (mesmo após a sua conclusão) poderão proceder à retificação ou anulação do mesmo. Sublinhamos que não é permitido aos estudantes a frequência de unidades curriculares sem efetivarem previamente a sua inscrição nas mesmas e nos respetivos turnos, sob pena da frequência curricular e de todos os atos curriculares praticados serem considerados nulos.
Após a finalização da inscrição nas unidades curriculares e turnos, deve proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina e da taxa de matricula.
Estes pagamentos terão obrigatoriamente de ser efetuados no prazo máximo de 48 horas após a inscrição. O não pagamento, no prazo devido, da prestação da propina, implica a aplicação de juros de mora sob o montante em dívida.
Deverá efetuar o pagamento das propinas e da taxa de inscrição através das referências multibanco disponibilizadas no Fenix.
Caso tenha requerido bolsa de estudos tenho de pagar a 1ª prestação da propina?
Nesta situação apenas deve proceder ao pagamento das propinas a partir do momento em que tenha conhecimento da decisão sobre o pedido de bolsa. Fica no entanto sujeito ao pagamento da taxa de matricula.
Cartão de identificação de aluno
Após a conclusão da matrícula, vai poder realizar no Fenix o pedido do seu cartão de estudante. Para fazer a requisição do cartão de estudante on-line terá de ter acesso à sua Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais. Para requerer a ativação da chave móvel digital aceda ao seguinte link.
O cartão de identificação de estudante é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos de forma totalmente gratuita.
As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro. Sabe mais aqui.
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos da Licenciatura que vai frequentar, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o plano de estudos do seu curso aqui.
Deverá também consultar aqui o Despacho 20 do Presidente da Faculdade de Belas-Artes, referente às medidas para os processos de ensino-aprendizagem referentes ao 1.º semestre do ano letivo 2021/2022.
As aulas terão início no dia 19 de setembro de 2022.
Os estudantes admitidos no Doutoramento em Belas-Artes e no Doutoramento em Artes, deverão obrigatoriamente efetuar a sua matrícula nas seguintes datas:
- Estudantes colocados na 1ª fase de candidaturas: no prazo de 10 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
- Estudantes colocados na 2ª fase de candidaturas: no prazo de 10 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
- Estudantes colocados na 3ª fase de candidaturas: no prazo de 10 dias após a notificação das instruções de matrícula e inscrição
Sempre que um candidato não proceda à matrícula e inscrição até ao termo do prazo fixado, a Faculdade chamará, pela via considerada mais adequada, à realização destas, o candidato seguinte da lista de seriação.
Como efetuar a minha inscrição on-line?
A matrícula é efetuada unicamente através do sistema Fenix. Para aceder a este sistema tem obrigatoriamente de se registar na conta Campus/Edu@ULisboa.
Aquando da receção do e-mail dos Serviços Académicos com a informação sobre a colocação na Faculdade de Belas-Artes, receberá igualmente um e-mail com as instruções para realizar o seu registo na conta Campus/Edu@ULisboa. Caso não tenha recebido o e-mail para registo, por favor entre em contacto com os Serviços Académicos através do endereço academicos@belasartes.ulisboa.pt.
Caso já tenha sido aluno da Faculdade de Belas-Artes e já possua acesso à conta Campus/Edu@ULisboa, poderá aceder diretamente ao Fenix com os seus dados.
O processo on-line é extremamente simples e intuitivo. No entanto, alertamos para a necessidade de ler atentamente as instruções de utilização abaixo, antes de iniciar o processo. O processo de inscrição on-line consiste na seleção das unidades curriculares.
Tutorial passo-a-passo para inscrição on-line no Fenix – NOVO (pdf)
Caso os Serviços Académicos detetem alguma anomalia ou incorreção no processo de inscrição (mesmo após a sua conclusão) poderão proceder à retificação ou anulação do mesmo. Sublinhamos que não é permitido aos estudantes a frequência de unidades curriculares sem efetivarem previamente a sua inscrição nas mesmas, sob pena da frequência curricular e de todos os atos curriculares praticados serem considerados nulos.
Após a finalização da inscrição nas unidades curriculares, deve proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina e da taxa de matricula.
Estes pagamentos terão obrigatoriamente de ser efetuados no prazo máximo de 48 horas após a inscrição. O não pagamento, no prazo devido, da prestação da propina, implica a aplicação de juros de mora sob o montante em dívida.
Deverá efetuar o pagamento das propinas e da taxa de inscrição através das referências multibanco disponibilizadas no Fenix.
Cartão de identificação de aluno
Após a conclusão da matrícula, vai poder realizar no Fenix o pedido do seu cartão de estudante. Para fazer a requisição do cartão de estudante on-line terá de ter acesso à sua Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais. Para requerer a ativação da chave móvel digital aceda ao seguinte link.
O cartão de identificação de estudante é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos de forma totalmente gratuita.
As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro. Sabe mais aqui.
Que outras informações são importantes para mim?
Antes de iniciar o seu percurso na Faculdade de Belas-Artes é importante que tome contacto em detalhe com o plano de estudos do Doutoramento, bem como com as restantes regras de avaliação. Para tal, recomendamos que consulte o Guia Digital do Doutoramento.
Deverá também consultar aqui o Despacho 20 do Presidente da Faculdade de Belas-Artes, referente às medidas para os processos de ensino-aprendizagem referentes ao 1.º semestre do ano letivo 2021/2022.
As aulas do Curso de Formação Avançada terão início no dia 19 de setembro de 2022.